Atentado suicida mata 18 pessoas no Afeganistão

JALALABAD, Afeganistão, 20 Mar 2014 (AFP) - Dezoito pessoas, incluindo sete talibãs e 10 policiais, morreram nesta quinta-feira em um atentado contra uma delegacia da cidade de Jalalabad, leste do Afeganistão.

"Dez policiais, incluindo o chefe de polícia do distrito, morreram e 14 ficaram feridos", afirmou à AFP Mohamad Ayub Salangi, funcionário do ministério do Interior.

"Um civil também morreu, assim como os sete criminosos", completou.

O ataque, que aconteceu duas semanas antes das eleições presidenciais, não foi reivindicado.

Os rebeldes talibãs, que lutam desde 2001 contra o governo de Cabul e seus aliados da Otan, anunciaram recentemente uma onda de violência para perturbar a eleição presidencial de 5 de abril.

O ataque à delegacia terminou pouco antes do meio-dia com a morte dos últimos insurgentes. A ação havia começado três horas antes com a explosão de um caminhão-bomba, seguida por tiros.

Na terça-feira, 16 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas em um atentado suicida em um mercado da cidade de Maimanah, norte do Afeganistão.

Além das eleições, o Afeganistão passa por um período de incerteza, já que até o fim do ano 53.000 soldados da Força da Otan (Isaf) deixarão o país.

str-sak/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos