Presidente mexicano pede confiança aos pais de estudantes desaparecidos

MEXICO, 30 Out 2014 (AFP) - Trinta e três dias depois do desaparecimento de 43 estudantes mexicanos, o presidente Enrique Peña Nieto recebeu na quarta-feira os pais desesperados dos jovens, que saíram decepcionados dos encontros.

"Tive a oportunidade durante praticamente cinco horas de ouvir suas preocupações, suas inquietações, a dor pela qual estão passando", disse o presidente.

Peña Nieto explicou que o encontro a portas fechadas com os parentes, advogados e amigos dos desaparecidos foi um momento para "gerar confiança".

"Saímos com a mesma notícia de que a busca prossegue, com todo o esforço do Estado, mas não temos nada", disse Felipe de la Cruz Sandoval, pai de um dos desaparecidos.

"Confiança você não pede, conquista", afirmou David Flores, representante do Comitê Estudantil.

O advogado Mario Patrón, que representa as famílias, afirmou que não acontecerá um novo encontro com o presidente até existam resultados na busca e localização dos jovens.

Os pais exigem que os 43 jovens sejam encontrados com vida. Eles estão desaparecidos desde 26 de setembro, quando foram atacados por policiais da cidade de Iguala e criminosos do cartel local 'Guerreros Unidos'.

A pedido das famílias, Peña Nieto se comprometeu a aumentar os esforços de busca e anunciou a criação de uma comissão com representantes da procuradoria geral e dos pais para "manter os parentes informados diariamente sobre as investigações".

Peña Nieto reconheceu a impaciência dos pais por resultados e sua "preocupação" com as especulações na imprensa.

Depoimentos de algumas pessoas detidas por este caso, divulgados na imprensa, ligaram os estudantes com grupos armados, incluindo o cartel local 'Los Rojos', inimigo dos 'Guerreros Unidos'.

Os pais consideram que esta é uma tentativa de criminalizar seus filhos, estudantes de uma escola rural de formação de professores de Ayotzinapa (estado de Guerrero), conhecida pela crise política.





bur-gbv/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos