Partido Republicano mantém maioria na Câmara de Representantes

WASHINGTON, 05 Nov 2014 (AFP) - O Partido Republicano manteve o controle da Câmara de Representantes dos Estados Unidos nas eleições realizadas nesta terça-feira, mas a luta pelo Senado permanece aberta, segundo as projeções das principais redes de televisão do país.

A CBS News aponta que os Republicanos obterão 226 das 435 cadeiras da Câmara de Representantes, enquanto a NBC estima que serão 242 cadeiras para os opositores ao presidente democrata, Barack Obama.

As projeções sugerem que os Republicanos fortalecerão seu domínio na Câmara, de onde fazem uma férrea oposição às iniciativas de Obama.

Na disputa pelo Senado, onde os democratas têm uma estreita maioria, o panorama segue indefinido.

Segundo as redes de televisão, os Republicanos avançaram na disputa pelo Senado com a vitória de Shelley Moore Capito no estado de West Virgínia, sucedendo o democrata Jay Rockefeller.

Ainda na briga pelo controle do Senado, o republicano Mitch McConnell foi reeleito no Kentucky e surge como possível líder da casa com uma eventual derrota dos democratas.

No estado do Arkansas, o republicano Tom Cotton derrotou o democrata Mark Pryor, ampliando as possibilidades de seu partido assumir o controle das duas casas do Congresso.

Cotton, um veterano das campanhas militares no Iraque e Afeganistão, conseguiu uma vitória no estado natal do ex-presidente Bill Clinton, aproximando os republicanos do objetivo de conquistar, ao menos, 51 cadeiras no Senado.

As disputas para o Senado na Carolina do Norte e Geórgia seguem indefinidas.

Na Geórgia, a batalha eleitoral envolve três candidatos: o republicano David Perdue, a democrata Michelle Nunn e a libertária Amanda Swafford.



bur-rl/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos