Palestinos querem paz em 12 meses com Israel

Nova York, 18 dez 2014 (AFP) - Os palestinos apresentaram nesta quarta-feira ao Conselho de Segurança das Nações Unidas um projeto de resolução que "afirma a urgência de se alcançar uma paz global, justa e duradoura" em um prazo de doze meses.

O texto, obtido pela AFP, menciona como um dos "parâmetros" de uma solução negociada "a retirada completa e por etapas das forças de segurança israelenses, para terminar com a ocupação que começou em 1967 (...), em um prazo razoável, que não deverá ir além do final de 2017".

Ambas exigências são, a priori, dificilmente aceitáveis para os Estados Unidos, que ameaçam utilizar seu direito de veto, assim como para Israel.

O embaixador palestino na ONU, Riyad Mansur, anunciou que os palestinos estão dispostos a realizar mudanças no texto e que podem esperar antes de submetê-lo a voto, contrariando altos dirigentes palestinos de Ramallah, na Cisjordânia.

Sob a pressão dos europeus e dos países árabes, principalmente Jordânia, os palestinos aceitaram prosseguir com as negociações, incluindo com Estados Unidos, para atingir um texto de consenso que possa ser aceito pelo Conselho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos