Prefeita de Colônia sofre críticas por conselhos às mulheres após agressões

Em Washington

  • Steve Helber/AP

    McDonnell fala com a imprensa do lado de fora do tribunal federal de Richmond

    McDonnell fala com a imprensa do lado de fora do tribunal federal de Richmond

Berlim, 6 Jan 2016 (AFP) - A prefeita da cidade alemã de Colônia, cenário de uma onda de agressões sexuais na virada do Ano Novo, tornou-se alvo de críticas e piadas no Twitter por aconselhar as mulheres a se manterem longe de desconhecidos para se protegerem de ataques.

Questionada em uma coletiva de imprensa sobre como reagir a eventuais agressões, Henriette Reker recomendou, na terça-feira, que as mulheres respeitassem "uma certa distância, maior do que o comprimento de um braço" em relação a desconhecidos.

Seu conselho desatou uma avalanche de comentários sarcásticos no Twitter, com a hashtag "ArmlaengeAbstand", palavra alemã que significa "distância de mais de um braço", tornando-se um dos cinco tópicos mais comentados na Alemanha.

"Nunca me senti tão segura desde que comecei a andar com os braços abertos" ou "Os efeitos nocivos da distância de um braço: já não posso mais pagar em dinheiro", diziam alguns comentários irônicos.

"Que vergonha", disse uma usuária, criticando que tenha sido sugerido às mulheres, "e não aos seus agressores, que mudem seu comportamento".

Tanto a ministra da Família, das Mulheres e da Juventude, Manuela Schwesing, como o ministro da Justiça, Heiko Maas, expressaram-se da mesma forma na rede social.

"Não precisamos de regras de comportamento para as mulheres, são os autores das agressões que devem assumir a responsabilidade", afirmou Schwesing.

Ao menos 100 mulheres sofreram ataques sexuais, toques impróprios e roubos cometidos por jovens aparentemente estrangeiros na cidade alemã em 31 de dezembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos