Atentados suicidas deixam ao menos 29 mortos no Camarões

Yaoundé, Camarões, 25 Jan 2016 (AFP) - Ao menos 29 pessoas morreram nesta segunda-feira em uma série de atentados suicidas contra um mercado da região do extremo norte do Camarões regularmente atacada pelos islamitas nigerianos do Boko Haram, afirmou uma fonte policial.

"Temos um primeiro balanço que aponta 29 mortos e 30 feridos" nestes atentados registrados na localidade de Bodo, perto da fronteira com a Nigéria, declarou à AFP um policial que pediu o anonimato, sem informar até o momento se os suicidas estavam incluídos no número de mortos ou a quantidade de explosões registradas.

Mais cedo, uma fonte que pediu o anonimato informava sobre três explosões no local.

Na região do Extremo Norte, 1.200 pessoas morreram desde 2013, segundo um balanço publicado no início de janeiro pelo porta-voz do governo e ministro de Comunicação, Issa Tchiroma Bakary.

Depois de tolerar durante anos a presença do grupo armado, o Camarões decidiu reforçar a segurança em 2013 para evitar que o Boko Haram utilizasse a região como retaguarda e local de abastecimento de armas, veículos e mercadorias.

Posteriormente, o Camarões endureceu sua posição e junto a Níger, Nigéria e Chade formaram uma coalizão no início de 2015, com o objetivo de erradicar o grupo jihadista, que começou uma ofensiva em 2009.

rek-jpc/jhd /an/mb/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos