Clinton ganha em Nevada, Trump concretiza liderança na Carolina do Sul

Em Donetsk

  • Vadim Ghirda/AP

Spartanburg, Estados Unidos, 21 Fev 2016 (AFP) - Donald Trump obteve uma grande vitória, no sábado, na Carolina do Sul, que o concretiza como o favorito entre os republicanos, enquanto Hillary Clinton ganhou fôlego para sua campanha ao ganhar em Nevada, nas primárias para as presidenciais americanas de novembro.

Os triunfos do grandíloquo bilionário de 69 anos e da ex-secretária de Estado, de 68, reconfortam estes candidatos, a poucos dias do 1º de março, quando na chamada "Super Terça" onze estados terão suas primárias.

Mas o dia cobrou uma vítima: o ex-governador da Flórida Jeb Bush - irmão e filho de ex-presidentes - anunciou com lágrimas nos olhos a retirada de sua campanha para a Casa Branca, após um desempenho decepcionante nas primárias.

Na Carolina do Sul, Trump confirmou nas urnas o que as pesquisas haviam destacado desde o ano passado: que é o favorito para ganhar a nomeação dos republicanos na corrida presidencial para substituir Barack Obama.

O magnata, que conquistou um eleitorado republicano que busca um "outsider" antissistema, obteve um terço dos votos, seguido do senador de origem cubana Marco Rubio, com 22,5%, e do ultraconservador Ted Cruz, com 22,3%.

"Depois desta noite, a corrida se transformou em uma competição entre três pessoas e eu ganharei a nomeação", disse um confiante Rubio, o mais novo dos aspirantes, com 44 anos.

Jeb Bush, casado com uma mexicana e que defendia um mecanismo para regularizar os imigrantes sem documentação, ficou em quarto lugar com menos de 8%, o que acabou o retirando da competição.

Retardatários ficaram o governador de Ohio, o moderado John Kasich, e o médico aposentado Ben Carson.

Ao elogiar a si próprio por sua vitória em um discurso, Trump mostrou-se confiante que parte dos seguidores de seus opositores que se retiraram da corrida apoiam agora sua candidatura.

"Não é fácil a luta pela presidência. É dura, é desagradável, é odiosa. Mas é bela. Quando se ganha, é bela. Vamos começar a ganhar para melhorar nosso país", disse o controverso Trump, que perdeu em Iowa frente a Cruz, mas ganhou com folga em New Hampshire, os estados que tiveram primárias antes da Carolina do Sul.

Necessitada vitóriaHillary clinton conseguiu uma necessitada vitória no sábado, frente a seu rival Bernie Sanders no caucus (assembleia de eleitores) de Nevada, no oeste do país.

Mas a mínima diferença entre ambos candidatos prevê primárias prolongadas, em meio a uma crescente popularidade do senador de Vermont no país.

Clinton obteve 52,6% frente a 47,4% para Sanders.

"Alguns podem ter duvidado de nós, mas nós nunca duvidamos", disse Clinton em um discurso desafiador em Las Vegas, no hotel e cassino Caesars Palace. "Os americanos têm o direito de estarem chateados. Mas também estão famintos de soluções reais", declarou.

Sanders parabenizou Clinton, embora tenha mostrado seu orgulho por ter encurtado a distância com a ex-secretária de Estado, que desde o começo tem sido a favorita para obter a nomeação democrata para as presidenciais de novembro.

"Temos o vento a favor quando nos dirigimos à 'Super Terça'", disse Sanders, de 74 anos.

Apesar de ter alcançado a necessitada vitória, os resultados do sábado farão refletir a campanha de Clitnon, cuja popularidade entre os latinos era dada como certa.

Segundo as pesquisas de boca de urna, 53% dos eleitores hispânicos optaram por Bernie Sanders, contra 45% por Clinton.

Mas três quartos dos eleitores negros a apoiaram, uma boa notícia para a ex-primeira dama às vésperas das primárias nos estados do sudeste, onde os negros ocupam uma boa parte da população.

A vitória em Nevada dá a Clinton um respiro, depois da grande derrota em New Hampshire pelo senador Bernie Sanders, cuja mensagem anti-elites e anti-Wall Street tem aprofundado entre os jovens democratas.

A ex-secretária de Estado obteve outra muito apertada vitória em Iowa, o estado que inaugurou as primárias para as presidenciais de novembro, embora pelo apoio que tem do partido Democrata continua sendo a favorita para obter a nomeação.

ico-du/ep/yow/pr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos