Colômbia: ELN propõe trégua bilateral ao governo

Bogotá, 21 Abr 2015 (AFP) - O Exército de Libertação Nacional (ELN), segunda maior guerrilha da Colômbia, lamentou nesta segunda-feira a morte de 11 soldados em um ataque das Farc na semana passada, e propôs uma trégua bilateral para acabar com 50 anos de conflito.

"Este fato, que enluta várias famílias de pessoas humildes do nosso povo, deve servir para reafirmar a urgência de parar esta guerra, acertando o quanto antes um cessar-fogo bilateral", afirmou Nicolás Rodríguez "Gabino", líder do ELN, no site do grupo rebelde.

Onze militares morreram na quarta-feira passada em um ataque da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no departamento de Cauca, abalando o processo de paz entre o governo e o principal grupo rebelde do país, que ocorre em Havana.

O ELN mantém no momento um "diálogo exploratório de paz" com o governo do presidente Juan Manuel Santos, iniciado em novembro de 2012.

No mesmo comunicado, Rodríguez questiona a equivocada visão do governo de "dialogar em meio ao conflito".

Santos não aceitou um cessar-fogo bilateral com as Farc após o início das negociações em Havana, mas no momento do ataque em Cauca havia uma suspensão temporária dos ataques aéreos contra a guerrilha.

O ELN conta com cerca de 2.500 combatentes e as Farc têm mais de 8 mil homens em armas.

A Colômbia vive um conflito armado há mais de 50 anos - envolvendo guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita e as forças militares - que já deixou 220 mil mortos e mais de cinco milhões de deslocados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos