Ban ki-moon assistirá Dia da Vitória em Moscou apesar das críticas

Nova York, 4 Mai 2015 (AFP) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, assistirá às comemorações, no sábado, em Moscou, da vitória soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, apesar das críticas feitas pela Ucrânia e por outros países da Europa Central.

Antes de Moscou, Ban fará uma escala na Polônia, onde se reunirá, em 7 de maio, com o presidente Bronislaw Komorowski, e na Ucrânia, onde será recebido no dia seguinte pelo chefe de Estado, Petro Poroshenko.

Em Moscou, Ban será recebido pelo presidente Vladimir Putin e se reunirá com outros líderes presentes nas comemorações. Ele estará acompanhado da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.

O chanceler ucraniano, Pavlo Klimkin, advertiu na semana passada que Ban enviaria "uma mensagem equivocada" se viajasse a Moscou para as celebrações do Dia da Vitória.

Esta visita equivaleria a uma recompensa a um país que violou "a Carta da ONU e uma série de princípios fundamentais que são as bases das Nações Unidas", sentenciou Klimkin.

Entre os dirigentes que anunciaram sua presença no desfile de 9 de maio, em Moscou, estão o presidente de Cuba, Raúl Castro, o chinês Xi Jinping e o norte-coreano Kim Jong-un, que fará sua primeira viagem oficial ao exterior.

Ao contrário, a maioria dos líderes ocidentais não assistirá às celebrações, devido à crise que Moscou e Kiev atravessam.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos