Presidente sérvio condecora Fidel em visita a Cuba

Havana, 22 Mai 2015 (AFP) - O presidente sérvio, Tomislav Nikolic, manifestou sua satisfação após visitar o histórico líder cubano Fidel Castro e lhe entregar uma condecoração de seu país - informou o jornal oficial "Granma" nesta quinta-feira.

"Realizei meu sonho de ver o Comandante Fidel", disse Nikolic à imprensa cubana, antes de voltar para casa na quarta à noite, depois de uma visita de dois dias à Ilha.

Nikolic contou ter entregue a Fidel, de 88 anos, afastado do poder desde 2006 por motivos de saúde, a Ordem da República da Sérvia.

A televisão cubana divulgou, na noite de hoje, as primeiras imagens do encontro. Nelas, Fidel aparece com um agasalho esportivo preto e camisa xadrez. O ex-presidente conversa com Nicolik na sala de casa, no oeste de Havana.

Em duas das imagens, o "pai da Revolução Cubana" está com a faixa da ordem sérvia.

"Em uma animada conversa, Fidel e Tomislav Nikolic rememoraram os laços históricos que unem nossos países e falaram sobre importantes assuntos de interesse", relatou a emissora.

Fidel Castro foi um dos mais ferrenhos críticos dos ataques da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra a Sérvia, em 1999.

No encontro com Fidel, o presidente sérvio "agradeceu pelo apoio cubano à soberania e integridade territorial" de seu país.

"Foi uma fantástica visita. Estive com meus amigos, com o povo que - como o sérvio - sabe apreciar sua liberdade", comentou, ao deixar Cuba.

Desde 2006, a Sérvia vota a favor do projeto de resolução das Nações Unidas sobre o fim do embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba, em vigor desde 1962, lembrou a imprensa local.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos