Turcomenistão inaugura estátua de ouro em homenagem ao presidente

Em Ashkhabad (Turcomenistão)

  • Igor Sasin/AFP

    Multidão participa da inauguração de uma estátua de ouro do presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymujamedov, em Ashjabat, nesta segunda-feira (25)

    Multidão participa da inauguração de uma estátua de ouro do presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymujamedov, em Ashjabat, nesta segunda-feira (25)

Uma importante estátua de ouro do presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymujamedov, foi inaugurada nesta segunda-feira (25) em Ashjabat, uma iniciativa que lembra o culto à personalidade que seu antecessor já professava à frente desta ex-república soviética da Ásia central.

A estátua de 21 metros de altura representa o presidente do Turcomenistão no topo de um penhasco, montado em seu cavalo favorito, Akkan, e com uma pomba na mão direita.

O monumento lembra o "Cavaleiro de Bronze", estátua do imperador russo Pedro, o Grande, em São Petersburgo (Rússia).

Fundido em bronze e recoberto de ouro, trata-se do primeiro monumento à glória de Berdymujamedov. Seu antecessor, Saparmurat Niazov, já havia ordenado a construção de uma estátua de ouro em sua honra, giratória, para que ficasse sempre voltada para o sol. Atualmente, está localizada nos arredores de Ashjabat, a capital do país.

Ex-dentista, Gurbanguly Berdymujamedov alcançou o poder em 2006 após a morte de Niazov. Este último foi alvo de um verdadeiro culto e inclusive renomeou os meses do ano a partir dos nomes de seus familiares.

Durante a inauguração da estátua, que não contou com a participação do presidente, a presidente do Parlamento, Akdja Nurbendieva, afirmou que o monumento havia sido erguido a pedido de "gente comum, coletivos profissionais e organizações públicas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos