Por que o Turcomenistão ergueu uma grande estátua de um cão dourado
O Turcomenistão, pais asiático a nordeste do Irã, apresentou ao mundo nos últimos dias uma inusitada novidade: uma grande estátua de um cão dourado, localizada em uma importante via da capital, Asgabate.
E se a homenagem por si só já chama a atenção, saiba que ela não é isolada. A cidade também ostenta uma estátua revestida de ouro do presidente turcomeno Gurbanguly Berdimuhamedov, à frente do país desde 2006, sentado sobre um cavalo.
Segundo a agência Reuters, as estátuas refletem traços peculiares da cultura do Turcomenistão. Em especial, a respeito das figuras de cães e cavalos ligadas ao orgulho nacional.
O cachorro representado na estátua é da raça Alabai, bastante característica do país e conhecido por sua utilização no pastoreio. O cão, um patrimônio nacional do Turcomenistão, foi inclusive retratada obras literárias do próprio presidente.
Exemplo disso foi visto no encontro entre Berdimuhamedov e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em 2017. Na ocasião, Putin recebeu um filhote de Alabai das mãos do líder turcomeno como presente.
A TDH, agência estatal de notícias do país, diz que a inauguração da estátua reflete o orgulho e a autoconfiança do cão e de toda a população, e faz parte de um plano de modernização de Asgabate. A região onde foi instalada também ganhou prédios residenciais de alto padrão, novas vias e infraestrutura de transporte.
"A iniciativa de colocar um monumento a um cão, tendo demonstrado respeito e honra à coragem exemplar e ao coração cordial destes maravilhosos animais, tendo destacado o seu papel no destino histórico da nação e daquele lugar que os alabais ocupam na vida da nação, foi do presidente do Turcomenistão", descreve a agência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.