Empresário argentino se declara inocente em caso de corrupção na Fifa

Nova York, 31 Jul 2015 (AFP) - Um empresário argentino de marketing esportivo declarou-se inocente nesta sexta-feira no caso de corrupção que atinge a Fifa.

O juiz fixou a fiança em 20 milhões de dólares, soma que o acusado aceitou pagar.

Alejandro Burzaco é um dos 14 funcionários e ex-funcionários da Fifa acusados pelas autoridades americanas, em um extenso caso de corrupção que abala o futebol internacional.

Ele é acusado, entre outros delitos, de ter pago 110 milhões de dólares em subornos a uma entidade chamada Datisa para que a Concacaf e a Conmebol lhe concedessem os direitos de TV de três Copas América (2015, 2019 e 2023) e da Copa do Centenário de 2016, segundo a ata de acusação divulgada em maio pelas autoridades americanas. Pelo menos 40 milhões já foram pagos, de acordo com o mesmo documento.

Esse é o segundo dos 14 dirigentes internacionais da Fifa acusados pela justiça americana a comparecer no Brooklyn, depois de Jeffrey Webb, ex-vice-presidente da Fifa e o ex-presidente da Concacaf, que, no dia 18 de julho, se declarou inocente em Nova York. Webb, que segundo a promotoria foi um dos que recebeu parte desses 110 milhões, foi posto em liberdade em troca de uma fiança de 10 milhões de dólares.

As autoridades americanas acusaram, no dia 27 de maio, 14 pessoas, nove delas da Fifa e cinco empresários, de terem pedido e recebido mais de 150 milhões de dólares em subornos e comissões em um período de 25 anos.

jm-jv/sg/ja/ja/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos