Acolhida de refugiados vai custar à Alemanha 10 bi de euros, diz jornal

Em Berlim

  • Michael Dalder/Reuters

    Imigrantes aguardam por registro na estação em Munique, Alemanha

    Imigrantes aguardam por registro na estação em Munique, Alemanha

A acolhida recorde de solicitantes de asilo custará à Alemanha 10 bilhões de euros este ano, quatro vezes mais do que no ano passado, estima o jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung" em sua edição de domingo (6).

A cifra é proporcional ao número de refugiados e imigrantes em solo alemão. Calcula-se que 800 mil homens, mulheres e crianças irão pedir asilo ao país este ano, contra 203 mil no ano passado, segundo Berlim.

Antes de que o governo alemão aumente suas previsões, o mesmo havia calculado em julho um orçamento de 5,6 bilhões de euros este ano para acolher 450 mil pessoas, lembra o jornal conservador.

Levando em conta a aceleração das chegadas ao país, uma cifra de 10 bilhões de euros parece coerente para as diferentes administrações, nos níveis federal, regional e municipal", explica o jornal.

O Estado avalia na faixa de 12 mil a 13 mil euros por pessoa o custo anual da acolhida de refugiados, que inclui o alojamento durante a análise do pedido de asilo, alimentação, atendimento médico e 143 euros mensais de ajuda em dinheiro.

Na noite deste domingo está prevista uma reunião em que será organizada a divisão dos gastos entre as administrações central e locais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos