Após vídeo, EUA investigam agressão de policial branco a aluna negra em escola

Em Miami

  • YouTube/Reprodução

    Vídeo mostra momento em que policial derruba estudante de assento em sala de aula em Columbia, na Carolina do Sul

    Vídeo mostra momento em que policial derruba estudante de assento em sala de aula em Columbia, na Carolina do Sul

O vídeo de um policial branco dando uma chave de braço em uma aluna negra antes de derrubá-la de sua cadeira e arrastá-la pelo chão da sala de aula onde estava, nos EUA, provocou revolta nas redes sociais.

O caso ocorre num momento em que a brutalidade policial está em evidência nos Estados Unidos após uma série de incidentes - alguns fatais - envolvendo autoridades policiais e homens ou meninos negros.

O incidente mais recente aconteceu na segunda-feira em um escola de ensino médio de Columbia, Carolina do Sul, informou a rede de televisão WIS, que obteve dois vídeos do ocorrido.

A hashtag #AssaultAtSpringValleyHigh - em referência ao nome da escola - virou um trending topic no Twitter e os vídeos rapidamente se tornaram virais.

Os vídeos, que aparentemente foram gravados por outros alunos com seus telefones celulares, mostram o policial entrando na sala de aula.

Ele conversa brevemente com a menina - que está sentada à mesa - antes de pegá-la pelo pescoço, jogando-a no chão e arrastando a jovem.

Ela não parece resistir.

Curtis Wilson, porta-voz do Departamento de Polícia do Condado de Richland, informou em uma coletiva de imprensa que a adolescente recebeu por diversas vezes a ordem de deixar a sala - por razões não informadas - mas se recusou.

A imprensa identificou o policial como Ben Fields, um dos dois policiais designados para a escola.

Fields foi colocado em licença administrativa enquanto aguarda uma investigação interna, segundo a NBC News.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos