Polícia belga agradece a "invasão de gatos" durante operação antiterrorista

Em Bruxelas (Bélgica)

A Polícia Federal belga respondeu nesta segunda-feira (23) com bom humor à postagem em massa de fotos de gatos na internet, na noite de ontem, depois de pedir para que as redes sociais, inclusive os canais de imprensa, não comentassem nem divulgassem as operações antiterroristas em andamento em Bruxelas, em diversos pontos da cidade. Dezesseis pessoas foram presas na região da capital e em Charleroi.

"Aos gatos que nos ajudaram ontem à noite... sirvam-se! #BrusselsLockdown", escreveu a polícia em sua conta no Twitter, na postagem contendo uma foto de um pote de metal repleto de ração.


Como resposta ao pedido das autoridades de que não reproduzissem informações sobre as ações policiais, internautas belgas encheram a rede com gatos.

Um site de humor, o NordPresse, lançou o movimento na semana passada com o personagem Abu Miau, um gato com um cinturão de explosivos apresentado como o verdadeiro autor dos atentados de 13 de novembro em Paris.

Em vez de descrever o que viam da janelas de suas casas, muitos usaram a hashtag #BrusselsLockdown (#BruxelasIsolada), que reunia mensagens sobre o alerta máximo contra ataques terroristas vigente na capital, para compartilhar fotos de gatos.

"Acho que em uma hora vi mais #lolcats que em toda minha vida", escreveu em seu Twitter @mateusz, um especialista em redes sociais, Mateusz Kukulka.

Segundo ele, foi um cinegrafista da TV holandesa NOS, @Hoguhugo, quem teve a ideia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos