Topo

Turquia e Rússia tem acordo para cessar-fogo em toda a Síria, diz agência

Veículo militar turco circula na cidade de al-Rai, ao norte de Aleppo, na Síria - Khalil Ashawi/ Reuters
Veículo militar turco circula na cidade de al-Rai, ao norte de Aleppo, na Síria Imagem: Khalil Ashawi/ Reuters

Em Istambul

28/12/2016 07h10

Turquia e Rússia chegaram a um acordo para um plano de cessar-fogo para toda a Síria que deve entrar em vigor à meia-noite, anunciou a agência turca pró-governo Anadolu.

O plano tem como objetivo estender o cessar-fogo instaurado em Aleppo a todo o país, mas exclui os "grupos terroristas", disse a agência.

Em caso de sucesso, o acordo servirá de base para as negociações políticas entre o regime sírio e a oposição, que Moscou e Ancara desejam organizar em Astana, capital do Cazaquistão.

Turquia e Rússia estão trabalhando para que o plano entre em vigor quarta-feira à meia-noite, ressaltou a agência, sem revelar mais detalhes.

A Anadolu também não informa onde e como o plano foi negociado, mas nas últimas semanas aconteceram reuniões entre Turquia, Rússia e representantes da oposição síria em Ancara.

Desde o início da guerra na Síria, Rússia e Turquia manifestavam posições contrárias. Enquanto Moscou apoiava de modo veemente o regime de Bashar al Assad, Ancara respaldava a oposição e pedia a saída do poder do presidente sírio.

Mas nos últimos meses, depois de superar a crise provocada pela derrubada de um caça russo pela Turquia na fronteira sírio-turca, os dois países iniciaram uma cooperação estreita na Síria.

A Turquia permaneceu em silêncio durante a ofensiva das tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, contra o reduto rebelde no leste de Aleppo, que permitiu ao regime conquistar a totalidade da segunda maior cidade do país.