Topo

Kim está disposto a mostrar plano de desnuclearização, diz secretário dos EUA

Mike Pompeo e Kim JongUn - Jacquelyn Martin/AP
Mike Pompeo e Kim JongUn Imagem: Jacquelyn Martin/AP

Em Washington

28/04/2018 22h33

O novo secretário americano de Estado, Mike Pompeo, revelou que manteve uma "boa conversa" com Kim Jong Un, durante sua recente visita a Pyongyang, assegurando que o líder norte-coreano está "disposto a apresentar um plano" para eliminar as armas nucleares da península.

Pompeo fez tal revelação em entrevista exclusiva à rede "ABC News", que divulgou alguns trechos neste sábado (28), antes da emissão completa, no domingo (29).

Atualmente no Oriente Médio em sua primeira viagem como secretário de Estado, Pompeo declarou à ABC News que Kim se mostrou "muito bem preparado" no encontro que mantiveram, que teve por objetivo acertar a histórica reunião entre o líder norte-coreano e o presidente Donald Trump.

"Mantivemos uma longa conversa sobre questões muito difíceis envolvendo nossos dois países", disse Pompeo, que no momento do encontro ainda era o diretor da CIA.

"Recebi uma missão clara do presidente Trump. Quando parti, Kim Jong a entendeu exatamente como a descrevi hoje", declarou Pompeo.

Em um comício neste sábado na cidade de Washington, Michigan, Trump comemorou os avanços em relação à Coreia do Norte, mas foi cauteloso sobre os resultados do seu futuro encontro com o líder norte-coreano.

"Acredito que teremos uma reunião nas próximas três ou quatro semanas e que será muito importante (...) mas veremos como será".

Trump assinalou que tratará de evitar os erros da administração de seu predecessor, Barack Obama, que firmou um acordo sobre o programa nuclear do Irã muito criticado pelo atual presidente.

"Esperamos ter uma negociação de muito sucesso nas próximas três ou quatro semanas e faremos um grande favor ao mundo".

Na sexta-feira (27), Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, mantiveram uma cúpula histórica na zona desmilitarizada que separa as duas Coreias.