Topo

Meio irmão de Kim Jong-un era informante da CIA, diz jornal

Toshifumi Kitamura/AFP
Imagem: Toshifumi Kitamura/AFP

Em Seul

11/06/2019 06h58

Kim Jong-nam, o meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un que foi assassinado na Malásia em 2017, era um informante da CIA, informa o "Wall Street Journal".

Citando a "uma pessoa próxima ao caso", o jornal americano afirma que que Kim Jong-nam se reuniu diversas vezes com funcionários da Agência Central de Inteligência (CIA) americana.

Kim Jong-nam, filho mais velho de Kim Jong-il, que chegou a ser considerado em uma época como o herdeiro do governo da Coreia do Norte, morreu depois de ser atingido no rosto com o agente nervoso VX no aeroporto de Kuala Lumpur.

De acordo com a fonte do WSJ, havia uma "ligação" entre Kim Jong-nam e a CIA, mas o jornal destaca que muitos detalhes de sua conexão com a agência de inteligência não estavam claros.

A fonte afirmou que Kim Jong-nam viajou à Malásia em fevereiro de 2017 para uma reunião com seu contato da CIA, mas afirmou que talvez este não fosse o único propósito da viagem.

Kim Jong-nam morreu depois de ser atacado com o agente nervoso no aeroporto de Kuala Lumpur em 13 de fevereiro de 2017, um assassinato ao estilo da Guerra Fria que chamou a atenção de todo o planeta.

Duas mulheres jovens, uma vietnamita e uma indonésia, foram detidas e acusadas formalmente por assassinato. Elas insistiram que foram enganadas por agentes norte-coreanos, que as levaram a acreditar que o ataque era uma "pegadinha" para um programa de TV.

As duas foram liberadas depois que a Promotoria da Malásia abandonou as acusações por um assassinato que a Coreia do Sul atribui ao regime norte-coreano, que nega qualquer envolvimento.

Kim Jong-nam caiu em desgraça depois de ser deportado do Japão em 2001 por tentar entrar com um passaporte falso no país para visitar a Disneylandia.

Desde então vivia no exílio, no território chinês de Macau.

Malásia prende suspeita por assassinato de Kim Jong Nam

Band Notí­cias