Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha critica comportamentos "inaceitáveis" em manifestação contra o confinamento

Milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra as regras de isolamento social - John Macdougall/AFP
Milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra as regras de isolamento social Imagem: John Macdougall/AFP

03/08/2020 09h59

O governo alemão criticou hoje os comportamentos "inaceitáveis" registrados no sábado em Berlim durante uma manifestação contra as restrições adotadas para conter a pandemia de coronavírus na Alemanha.

"As manifestações pacíficas são importantes, mas as imagens que vimos no fim de semana são inaceitáveis e o comportamento de muitos manifestantes não era justificável", afirmou a porta-voz do governo, Ulrike Demmer, que citou "grandes violações" das regras de higiene para evitar contágios.

Milhares de pessoas protestaram no sábado em Berlim para pedir a retirada das restrições adotadas para enfrentar a covid-19.

Os participantes não respeitaram as medidas de distanciamento social e abusaram "do bem precioso que é a liberdade de manifestação", afirmou Demmer.

O protesto, convocado sob o lema "O fim da pandemia - Dia da liberdade", teve participação de quase 20.000 pessoas, de acordo com a polícia, e 45 agentes ficaram feridos.

A Alemanha é um dos grandes países europeus em que a pandemia teve menor impacto, com 9.200 mortes, mas as autoridades temem uma segunda onda de contágios ante o aumento de casos nos últimos dias.