Topo

Esse conteúdo é antigo

Líder da maioria republicana do Senado reconhece vitória de Biden nos EUA

8.dez.2020 - O líder da maioria republicana do Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, reconheceu  a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais - Kevin Dietsch/Pool/AFP
8.dez.2020 - O líder da maioria republicana do Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, reconheceu a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais Imagem: Kevin Dietsch/Pool/AFP

Em Washington

15/12/2020 12h58

O líder da maioria republicana do Senado, Mitch McConnell, reconheceu hoje a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos e o parabenizou, em contraste com a postura do atual presidente Donald Trump, que continua sem reconhecer sua derrota.

"Ontem os eleitores (do Colégio Eleitoral) se reuniram em 50 estados e a partir desta manhã nosso país tem oficialmente um presidente eleito", disse o influente senador em um discurso. "Sendo assim, hoje quero parabenizar o presidente eleito Joe Biden", acrescentou.

McConnell foi um pilar fundamental de Trump para governar e seu papel no Senado foi crucial para avançar na agenda do governo.

Até agora, poucos republicanos se distanciaram da postura do presidente, que não reconhece a derrota e iniciou uma série de processos judiciais para invalidar os resultados, sem sucesso em nenhum deles.

"Muitos desejaram que a eleição presidencial tivesse um resultado diferente, mas nosso sistema de governo tem processos que determinam quem tomará posse em 20 de janeiro", disse o chefe da bancada majoritária do Senado.

Este senador conservador que representa Kentucky parabenizou também Kamala Harris, que será a primeira mulher a ocupar a vice-presidência do país.

"Além de nossas diferenças. Os americanos podem ficar orgulhosos de que nossa nação tem uma mulher eleita vice-presidente pela primeira vez em sua história", disse.