Topo

Esse conteúdo é antigo

Número de brasileiros repatriados chega a 21 mil, diz Braga Netto

28.abr.2020 - O ministro-chefe da Casal Civil, general Walter Braga Netto, durante a 32ª reunião do Conselho de Governo - Isac Nóbrega/PR
28.abr.2020 - O ministro-chefe da Casal Civil, general Walter Braga Netto, durante a 32ª reunião do Conselho de Governo Imagem: Isac Nóbrega/PR

07/05/2020 21h10

O ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto, informou hoje que o total de brasileiros que estavam retidos no exterior e conseguiram retornar ao Brasil com apoio do governo soma cerca de 21 mil pessoas. Os grupos mais recentes chegaram do Suriname, do Paquistão e de Portugal.

"Ontem, também, repatriamos mais 90 brasileiros, sete de Portugal, 77 do Suriname, seis do Paquistão. Esse total já chega a mais de 21 mil brasileiros, vocês lembram que quando começamos eram pouco mais de 3 mil", afirmou Braga Netto.

Desde março, países do mundo inteiro passaram a determinar o fechamento de fronteira, com fortes restrições à aviação comercial, fazendo com que milhares de brasileiros ficassem retidos no exterior. A repatriação tem sido feita a partir de uma articulação envolvendo o Ministério das Relações Exteriores e companhias aéreas, incluindo o fretamento de voos em alguns casos.

Os brasileiros que estão retidos no exterior e precisam de auxílio para retornar ao país devem preencher o formulário de assistência consular, disponível no site do Ministério das Relações Exteriores. A inscrição é necessária para que o governo organize os procedimentos de repatriação.