Violência no Rio

PM troca tiros com suspeito e é apedrejada no Rio

  • Luiz Ackermann / Parceiro / Agência O Globo

    Vidros de carro da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, foram quebrados por moradores da comunidade

    Vidros de carro da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, foram quebrados por moradores da comunidade

Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio, foram recebidos a tiros na localidade conhecida como Rocinha 2, por volta das 6h30 deste domingo (8). Os PMs foram checar a denúncia, feita por um morador, de perturbação do sossego, quando se depararam com um homem armado.

O suspeito abriu fogo e tentou escapar. Houve perseguição e o suspeito, identificado como Tiago de Jesus de Oliveira, 26, foi capturado. Com ele, foi apreendido um carregador de pistola. A polícia suspeita que ele se desfez da arma durante a tentativa de fuga.

Enquanto Oliveira estava sendo conduzido à delegacia, moradores da localidade começaram a atirar pedras contra os policiais. Na confusão, um morador acabou ferido no rosto e foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus.

O comando das UPPs não informou se o morador foi atingido por uma pedra ou por um tiro. O caso foi registrado na 32ª Delegacia de Polícia (Taquara). O efetivo de PMs foi reforçado na Cidade de Deus para evitar novos tumultos.

Famosa mundialmente após ser retratada no filme homônimo, em 2002, a Cidade de Deus era uma das favelas mais perigosas do Rio até ser ocupada pelas forças de segurança. A comunidade ganhou a segunda UPP da cidade, em fevereiro de 2009.

A primeira UPP foi implantada no Morro Dona Marta, em Botafogo, na zona sul, em dezembro de 2008. Atualmente a cidade do Rio possui 36 UPPs. A promessa do governo do estado é inaugurar 40 unidades até dezembro do ano que vem.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos