Topo

Conselho da Sabesp aprova interligação entre represas Jaguari e Atibainha

Estiagem que vem causando a baixa na capacidade da represa Atibainha, em Nazaré Paulista, interior de São Paulo, revela vários objetos, como carros abandonados - Luis Cleber/Estadão Conteúdo
Estiagem que vem causando a baixa na capacidade da represa Atibainha, em Nazaré Paulista, interior de São Paulo, revela vários objetos, como carros abandonados Imagem: Luis Cleber/Estadão Conteúdo

Em São Paulo

29/01/2015 20h22

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que, em reunião realizada nesta quinta-feira (29), seu conselho de administração aprovou o processo de contratação do empreendimento da interligação entre as represas Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (Bacia do Sistema Cantareira).

Conforme o comunicado, "o objetivo deste projeto é a recuperação e o aumento da segurança hídrica do Sistema Cantareira e, consequentemente atender à demanda por água da Região Metropolitana de São Paulo".

A Sabesp diz ainda que a interligação permitirá aumentar a disponibilidade hídrica no sistema Cantareira em 5,13 metros cúbicos por segundo (média anual)/8,5 metros cúbicos por segundo (máxima) do reservatório Jaguari (afluente do Paraíba do Sul) para o reservatório Atibainha (do Sistema Cantareira).

O orçamento estimado é de R$ 830,5 milhões. As obras serão executadas pela Sabesp, que destaca que está em tratativas com o governo federal para a obtenção de apoio financeiro.