Topo

Nome de advogado de Cerveró é incluído em lista vermelha da Interpol

Depoimento do ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, à CPI da Petrobras de 2014. Na foto, ele aparece ao lado do advogado Edson Ribeiro - Gustavo Lima - 10.set.2014 / Câmara dos Deputados
Depoimento do ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, à CPI da Petrobras de 2014. Na foto, ele aparece ao lado do advogado Edson Ribeiro Imagem: Gustavo Lima - 10.set.2014 / Câmara dos Deputados

De Brasília

26/11/2015 11h59

O ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou a inclusão do nome do advogado Edson Ribeiro na difusão vermelha da Interpol. O advogado teve ordem de prisão preventiva decretada pelo STF por tentativa de obstrução das investigações Lava Jato em parceria com o senador Delcídio Amaral (PT-MS).

O advogado foi localizado nesta quinta-feira (25) nos Estados Unidos e os trâmites para seu retorno são considerados como em estágio avançado. Num primeiro momento havia a informação de que ele havia sido preso, o que foi corrigido depois pela Polícia Federal. Por motivos de segurança, a cidade onde ele está não foi divulgada.

Com base em gravações feitas pelo filho de Cerveró, a Procuradoria-Geral da República entendeu que Ribeiro passou a atua em favor de Delcídio tentando dissuadir seu cliente - o ex-diretor da Petrobras - a firmar um acordo de delação premiada.

A decisão de Zavascki de incluir o advogado na chamada lista vermelha foi comunicada à Procuradoria Geral da República (PGR) na noite desta quinta-feira - mesmo dia em que Delcídio foi preso.