Topo

Filme italiano antecipou a renuncia do Papa

11/02/2013 13h59

CIDADE DO VATICANO, 11 FEV (ANSA) - Um filme italiano de 2011 antecipou a renuncia do papa Bento XVI. Esse foi o tema de "Habemus Papam", película do diretor italiano, Nanni Moretti.

A obra conta de um cardeal que, eleito papa, entra em uma crise psicológica profunda, não conseguido aceitar o peso do seu cargo, e foge da Cidade do Vaticano imediatamente após o conclave. Um psicólogo tenta ajudá-lo, e no final o Papa parece recuperar a serenidade. O pontífice volta para o Vaticano, mas no momento do discurso inaugural na Praça São Pedro, ele anuncia sua renuncia, porque não sente a força suficiente para guiar a Igreja em um momento difícil para o mundo.

O filme, que participou do 64º Festival de Cannes, foi premiado com vários reconhecimentos internacionais e de uma certa forma antecipa a noticia da renuncia do papa Bento XVI.

Na época da estréia, o Osservatore Romano, jornal do Vaticano, publicou críticas contra a película, e a Conferência Episcopal Italiana (CEI) alegou "um olhar de compreensão amplo e generoso, mas também uma superficialidade" da obra. (ANSA)