Topo

Unicef ajuda governo chinês a proteger crianças atingidas por terremoto

23/04/2013 12h38

PEQUIM, 23 ABR (ANSA) - O terremoto de 7 graus de magnitude que atingiu o distrito chinês de Lushan, província de Sichuan, no último sábado, provocou a morte de 193 pessoas e deixou outras 12 mil feridas, de acordo com o balanço mais recente.

Só agora as comunidades mais afastadas começaram a receber ajuda das equipes de socorro do governo. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está preparando um programa, em parceria com o governo chinês, para multiplicar os esforços para a proteção às crianças e à saúde das mães e filhos. Segundo estatísticas de 2010, cerca de 26 mil crianças entre 0 e 7 anos vivem nas regiões atingidas pelo tremor de terra.

O Comitê Nacional do Unicef de Hong Kong destinou US$75 mil para a compra de equipamentos de emergência obstétrica e saúde neonatal.

Algumas das cidades atingidas pelo terremoto de sábado já haviam sido afetadas pelo tremor de 2008 e as autoridades temem que as crianças menores revivam o trauma.

"O governo da China está empenhado em um grande esforço para responder às necessidades mais urgentes causadas por esse forte terremoto", disse Giallian Mellsop, representante do Unicef no país.

"Estamos impressionados com o imediatismo e a generosidade do apoio da sociedade civil e do setor privado em resposta a este trágico desastre", acrescentou.