Topo

UE apoia 'forte' resposta a Assad, diz Ashton

07/09/2013 11h16

VILNIUS E BERLIM, 7 SET (ANSA) - Os europeus estão prontos para lançar "uma forte resposta" ao uso de armas químicas por parte do regime de Bashar al Assad na Síria, informou a Alta Representante da União Europeia (UE) para os Assuntos Estrangeiros e a Política de Segurança, Catherine Ashton.   

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que participa da cúpula dos chanceleres da UE em Vilnius, na Lituânia, onde a declaração de Ashton foi feita, disse estar agradecido pelo apoio.   

Ainda durante o encontro, Berlim decidiu assinar um documento firmado em paralelo à Cúpula do G20 em São Petersburgo, encerrada nesta sexta-feira, defendendo "uma forte reação internacional" às denuncias feitas por rebeldes no último dia 21.   

A informação foi divulgada pelo ministro de Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, após o país ter se negado a assinar o documento na véspera.   

De acordo com a Casa Branca, 11 países já eram a favor de uma reação contra a Síria. São eles: Austrália, Canadá, França, Itália, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Espanha, Turquia, Reino Unido e EUA. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.