Topo

Ao menos 20 pessoas morrem em confrontos na Ucrânia

01/08/2014 08h40

MOSCOU e KIEV, 01 AGO (ANSA) - Ao menos 20 pessoas morreram nas últimas 24 horas na Ucrânia em confrontos entre os separatistas pró-Rússia e o Exército de Kiev. Segundo o porta-voz da operação militar do Estado ucraniano, Alexei Dmitrashkovski, 14 delas morreram na cidade de Shaktarsk, em Donetsk. De acordo com a entrevista que ele deu à agência Interfax, 10 deles eram militares ucranianos.   

Dmitrashkovski explicou que quatro corpos não foram ainda identificados, portanto podem ser tanto de rebeldes como de militares, visto que os separatistas "tiveram perdas graves".   

A ação militar voltou à "fase ativa" após uma breve interrupção ontem (31) para que os especialistas holandeses e australianos pudessem chegar ao local da queda do avião da Malaysia Airlines.   

Outra pessoa morreu e três ficaram feridas em um ataque em Donetsk. Segundo a prefeitura da cidade, que foi tomada pelos rebeldes, "uma granada explodiu próxima a um ônibus cheio de passageiros" e "quatro deles foram levados a um hospital, onde um passageiro morreu".   

Mais cinco pessoas foram mortas e outras nove ficaram feridas em bombardeios na cidade de Lugansk, outra área separatista. Os ataques causaram danos a uma escola e um centro comercial. Troca de prisioneiros Kiev e os separatistas firmaram um acordo preliminar para a troca de 40 prisioneiros (20 de cada lado) durante a reunião Ucrânia-Rússia-OSCE ontem em Minsk (31), na Bielorrússia. A informação foi repassada pelo ex-presidente ucraniano Leonid Kutchma para a agência Interfax. Estima-se que 150 militares ucranianos estejam nas mãos dos rebeldes pró-Rússia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.