Topo

C9 já tem rascunho de nova Constituição do Vaticano

17/09/2014 14h18

CIDADE DO VATICANO, 17 SET (ANSA) - Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o conselho de nove cardeais formado pelo papa Francisco para ajudá-lo na reforma da Cúria Romana - apelidado de C9 - já tem em mãos um rascunho de introdução da nova Constituição Apostólica.   

A declaração foi dada em meio à sexta sessão de reuniões do grupo, que terminou nesta quarta-feira (17) e contou com a participação do Pontífice. No entanto, Lombardi ressalvou que o documento ainda é de caráter provisório e precisa ser aprofundado.   

De acordo com ele, essa rodada de encontros teve dois focos, sendo o primeiro deles em questões laicas e da família. "É um campo bastante amplo, compreende muitos argumentos, a mulher na igreja, juventude, infância. É um grande tema, em torno dos quais giram considerações e reflexões", explicou.   

O outro foi "justiça e paz", tratando de assuntos como caridade, imigração, refugiados e ecologia. No entanto, até o momento não foi tomada nenhuma decisão ou orientação, já que o C9 tem como função apenas formular propostas para o Papa, que é responsável por chancelar as mudanças.   

As próximas reuniões do conselho de cardeais estão marcadas para ocorrer entre 9 e 11 de dezembro e de 9 a 11 de fevereiro.   

(ANSA) http://www.papafrancesconewsapp.com/por
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.