Topo

Antes de protesto,Roma é blindada por 4 mil policiais

28/02/2015 11h30

ROMA, 28 FEV (ANSA) - Um contingente de 4 mil agentes de segurança foi deslocado em Roma para fazer a "proteção" e garantir a partidários do movimento conservador Liga Norte que possam se manifestar, informou o ministro do Interior da Itália, Angelino Alfano, neste sábado, dia 28.   

"Como vocês sabem, eu não acredito em nada do que diz [o líder da Liga Norte, Matteo] Salvini, mas o seu direito de manifestação é sagrado, porque é uma peça importante da democracia italiana", acrescentou.   

"Então vamos proteger o seu direito deslocando 4 mil homens da polícia para evitar que aqueles que querem usar a violência para interferir contra a manifestação da Liga não possam fazê-lo".   

Manifestantes da Liga Norte são esperados hoje em Roma para protestar contra o governo do premier Matteo Renzi. Manifestação convocada recentemente por legenda em Milão juntou 40 mil pessoas na cidade.   

"Propomos um caminho. Uma alternativa política, econômica e cultural para Renzi, [Angela] Merkel e para a Europa", disse, em entrevista à Radio Rai.   

Na última sexta-feira, dia 27, policiais e manifestantes contrários à demonstração de hoje entraram em confronto em Roma, após grupo ocupar uma igreja na Piazza del Popolo.   

Pessoas presentes no protesto levavam cartazes contra Salvini, que classificou o ato como "criminoso".   

Protestos seguiram pela Via Flamínia, onde bloquearam o trânsito por cerca de uma hora e meia. Forças de segurança conseguiram dispersar os manifestantes para as calçadas com o uso de bombas de gás lacrimogêneo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.