Topo

'Eu, popular? Jesus também foi e olha como acabou', diz papa

Reprodução/ABC
Imagem: Reprodução/ABC

Na Cidade do Vaticano

11/09/2015 14h34

 O papa Francisco deu mais uma de suas declarações de efeito em uma entrevista à rádio católica portuguesa "Renascença". Questionado sobre sua grande popularidade no mundo, o pontífice respondeu sobre seu caminho à frente da Igreja Católica.   

"Muitas vezes, me pergunto como será a minha cruz, como é a minha cruz. As cruzes existem, não as vemos, mas existem. Também Jesus foi popular em um certo momento e terminou como terminou.   

Para ninguém está garantida a felicidade mundana", disse na última terça-feira (08) em entrevista que será lançada integralmente na próxima segunda-feira (14).   

Em um momento de descontração, Jorge Mario Bergoglio contou que "nunca conheceu um português bravo", lembrando de um padre do país que é seu amigo e invocou as bênçãos de Nossa Senhora de Fátima aos ouvintes do programa.   

Mas, conforme antecipado pela "Rádio Vaticana", o papa argentino não fugiu às questões mais sérias, como o problema da imigração à Europa, o Sínodo da Família - que debaterá temas polêmicos para a Igreja Católica - e questões relacionadas às famílias modernas.   

Uma pista do que ele pode ter falado veio na homilia da missa de Santa Marta, realizada na manhã desta sexta-feira (11), onde ele pediu para que os cristãos sejam misericordiosos com os outros e que eles reconheçam quando cometem erros.

"Precisamos aprender a não julgar os outros porque podemos ser hipócritas. Um risco que todos devem tomar cuidado: do Papa para baixo", destacou.   

Segurança reforçada

A cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, já está nos últimos detalhes da organização para receber o papa Francisco no dia 22 de setembro, Segundo os organizadores, 23 "equipes" diversas de especialistas e de forças em segurança estão a postos e se preparando para o evento.   

A questão logística está sendo levada tão a sério que o prefeito da cidade, Muriel Bowser, "convidou" os cidadãos a trabalharem de casa. Ele ainda anunciou que estão previstos encontros na Casa Branca, no Congresso, a missa na Basílica da Imaculada Conceição e um tour do Pontífice a bordo do papamóvel entre a prefeitura e a sede do poder presidencial.