Topo

Com guerra na Síria, Israel pensa em manter Colinas de Golã

10/11/2015 15h26

TEL AVIV, 10 NOV (ANSA) - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que seu país está interessado em discutir com Washington a incorporao definitiva das Colinas de Gol devido à guerra civil na Síria.   

Segundo fontes annimas citadas pelo site "Haaretz", o assunto foi mencionado pelo premier israelense durante sua visita à Casa Branca na última segunda-feira (9), mas no foi abordado "em profundidade". Ainda de acordo com o portal, Netanyahu acredita que a Síria no voltará a ser um Estado único como antes do conflito, situao que permitiria "pensar de maneira diferente" sobre o futuro do território. Obama no teria respondido esse comentário.   

As Colinas de Gol, ento pertencentes à Síria, foram ocupadas por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967, e anexadas unilateralmente em 1981. No entanto, a comunidade internacional nunca reconheceu esse ato, e diversas resolues das Naes Unidas (ONU) - jamais respeitadas - exigiram a devoluo da regio.   

Situada na fronteira entre os dois países, a área é considerada militarmente estratégica devido à sua altitude e fornece uma parcela significativa da água que abastece Israel. A disputa territorial mantém as naes em estado de guerra desde 1967, apesar das tentativas de negociao no fim do século passado.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.