Chavistas nomeiam 13 novos juízes antes de oposição assumir
A Assembleia Nacional (AN) da Venezuela aprovou com maioria simples a nomeação de 13 juízes e 21 suplentes do Tribunal Supremo de Justiça (STJ), levantando críticas dos opositores.
Após quatro sessões extraordinárias em dois dias, chavistas aproveitaram últimos momentos com maioria na casa para aprovar juristas favoráveis ao governo de Nicolás Maduro.
No começo do mês, os chavistas sofreram maior revés desde que Hugo Chávez foi eleito, em 1999. Nas eleições legislativas de 6 de dezembro, oposição conquistou a super maioria da AN, ou seja, dois terços dos assentos.
Com a vitória, eles poderão modificar a Constituição, o que preocupa o governo de Caracas. Segundo a oposição, é por isso que os chavistas se apressaram para aprovar nomes de novos juízes, antes da posse da nova Assembleia.
Para Alfonso Marquina, deputado oposicionista reeleito, "este é um ato furioso e seus efeitos são inválidos porque violam a Constituição".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.