Topo

Esse conteúdo é antigo

China quer ter 70% da população vacinada até o fim de 2021

Atualmente, a China tem 21 vacinas em fase de estudos, sendo que três já receberam registro definitivo e outras quatro de uso emergencial - iStock
Atualmente, a China tem 21 vacinas em fase de estudos, sendo que três já receberam registro definitivo e outras quatro de uso emergencial Imagem: iStock

07/06/2021 12h14

A China quer vacinar cerca de 980 milhões de pessoas, o que equivale a cerca de 70% da população, contra a Covid-19 até o fim de 2021, revelou o vice-ministro da Comissão Sanitária Nacional, Zeng Yixin, nesta segunda-feira (7).

Em entrevista à agência de notícias estatal Xinhua, o representante revelou pela primeira vez o plano de vacinação do governo. Conforme Zeng, apesar do país ser um dos primeiros do mundo no número de doses aplicadas, com mais de 777,8 milhões, o percentual de pessoas protegidas ainda continua baixo.

O vice-ministro disse que com o surgimento de novas variantes do coronavírus, a quantidade de contágios locais começaram a aumentar novamente e que o "controle da epidemia continua difícil". Por isso, pediu que os cidadãos "não hesitem em se vacinar".

Atualmente, a China tem 21 vacinas anti-Covid em fase de estudos, sendo que três já receberam registro definitivo e outras quatro de uso emergencial. Zeng ainda revelou que há estudos de uma vacina por spray nasal e de uso inalatório e que também está na fase de testes clínicos.

Local do primeiro surto de Sars-CoV-2, em dezembro de 2019, a China controlou a pandemia com lockdown, o fechamento de suas fronteiras internacionais para turistas e a testagem em massa da população. Atualmente, o país registra pouquíssimos casos diários, a maioria de pessoas que voltam do exterior, e mantém protocolos de testes e isolamento ainda em prática.

Duas das vacinas chinesas, a da Sinopharm e da Sinovac (conhecida como CoronaVac), já receberam a chancela de uso pela Organização Mundial de Saúde (OMS). (ANSA).