Topo

Israel divulga vídeo de ataque que matou líder do Hamas

15/11/2012 09h45

O governo de Israel divulgou imagens da operação que matou na quarta-feira o principal líder militar do Hamas, em Gaza.

O vídeo aéreo mostra o carro de Ahmed Said al-Jabari sendo monitorado pelos militares. Poucos segundos depois, o carro é atingido por um bombardeio. Al-Jabari, de 46 anos, morreu na hora.

Além de matar o chefe do braço militar do Hamas, os ataques aéreos de Israel contra a Faixa de Gaza na quarta-feira mataram mais de dez palestinos.

Entre eles está Omar, um bebê de 11 meses, filho de um dos editores de imagem do departamento árabe do Serviço Mundial da BBC em Gaza, Jehad Masharawi. O bebê morreu após ter grande parte do corpo queimado.

A cunhada do jornalista também foi morta pelos bombardeios, e seu filho mais velho, Ali, e seu irmão, estão internados com ferimentos graves.

A porta-voz do Exército de Israel disse que a ação militar foi uma resposta a uma onda de mísseis disparados pelo Hamas contra cidades israelenses. Os ataques teriam sido feitos a partir de Gaza.

Já o Hamas reagiu com palavras duras e promessa de vingança. O porta-voz do grupo afirmou que o país inimigo vai pagar um preço caro pelo assassinato de al-Jabari.

Nesta quinta-feira, três israelenses morreram no sul de Israel, vítimas de um ataque com foguetes disparados de Gaza.