Países em desenvolvimento defendem fundo de US$ 30 bilhões na Rio+20

Rio de Janeiro, 13 jun (EFE).- O grupo dos 77 países em desenvolvimento (G77) e a China propuseram a criação de um fundo para projetos sustentáveis dotado com US$ 30 bilhões por ano na rodada final de negociações da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

"O G77 e a China defendem a criação desse fundo. É uma proposta que conta com grande respaldo dentro do grupo", disse em entrevista coletiva no Rio de Janeiro o chefe da delegação brasileira, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

O diplomata admitiu que a proposta enfrenta a resistência de alguns países, mas que já faz parte da rodada final de negociações, iniciada hoje no Rio de Janeiro a exatamente uma semana da abertura da cúpula que reunirá pelo menos 100 chefes de Estado ou de governo.

O fundo multilateral serviria para financiar projetos de desenvolvimento sustentável principalmente em países pobres.

O G77, integrado atualmente por 130 países, agrupa quase toda América Latina, África e as nações do Sul da Ásia.

Este grupo de países em desenvolvimento se associou à China para negociar em bloco durante a Rio+20, que acontece 20 anos depois da Cúpula da Terra, a ECO92.

O G77 considera a criação do fundo como uma forma de destravar as negociações sobre os chamados "meios de implementação", um dos cinco capítulos do documento que será aprovado no Rio de Janeiro e que garante os instrumentos para cumprir o que for estipulado na cúpula.

A resistência dos tradicionais países doadores a comprometer-se com recursos na Conferência do Rio motivou os países em desenvolvimento a propor um mecanismo alternativo de financiamento.

A origem dos recursos que alimentarão o fundo proposto será discutida até a próxima quarta-feira pelos negociadores oficiais em encontros a portas fechadas no Riocentro e depois pelos governantes.

Segundo o secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, pelo menos 130 chefes de Estado ou de Governo se inscreveram para discursar na conferência, o que seria um recorde de participação em eventos da ONU.

O objetivo da cúpula, que será realizada entre os dias 20 e 22 de junho, é alcançar um consenso sobre um documento de compromissos, que pretende transformar em realidade o conceito de economia verde e dar estrutura institucional mundial às políticas de desenvolvimento sustentável.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos