Noda é reeleito presidente de seu partido e permanece como chefe de Governo

Em Tóquio

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, foi reeleito nesta sexta-feira (21) presidente do governante PD (Partido Democrático) e, por isso, continuará no cargo de chefe do governo do país.

Noda obteve 818 pontos dos 1.231 em jogo, contra 154 do ex-ministro do Interior Kazuhiro Haraguchi, 123 do ex-ministro da Agricultura Hirotaka Akamatsu e 113 do também ex-titular da Agricultura Michihiko Kano.

Apesar dos analistas darem como pouco provável uma derrota de Noda, caso perdesse a presidência do partido que domina a Câmara Baixa japonesa, teria que deixar o cargo de primeiro-ministro.

Participaram da eleição interna todos os parlamentares do PD, e com um poder de voto menor, os representantes da legenda em assembléias locais e o restante dos membros do partido em todo o país.

Noda, que focou seu mandato no saneamento fiscal do Japão, país do mundo desenvolvido com o maior volume de dívida pública (o dobro de seu PIB), está há pouco mais de um ano à frente do Governo, que assumiu após renúncia de seu companheiro de partido Naoto Kan.

O primeiro-ministro se comprometeu recentemente com a oposição a realizar eleições antecipadas "em breve" em troca do apoio parlamentar para aprovar uma reforma tributária.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos