Sobrecarregada, Newtown pede fim das doações após massacre em escola

A pequena cidade de Newtown, que há duas semanas sofreu um dos piores massacres da história dos Estados Unidos, pediu nesta quinta-feira que cessem por enquanto as doações e os presentes que as pessoas estão enviando espontaneamente em demonstração de apoio.

A cidade se viu obrigada a pedir o fim das doações perante a impossibilidade de repassar tudo o que recebe e propôs que essa generosidade se direcione agora para outras causas.

"Nossos corações se comovem pelo amor e pelo apoio recebido de todos os cantos de nosso país e do mundo", disse a prefeita de Newtown, Patricia Llodra.

"Estamos lutando agora para controlar o volume arrasador de presentes e para que a compaixão e amabilidade de nossa comunidade possa manifestar-se mediante a doação destes produtos a outras crianças e famílias necessitadas em outras comunidades em nome dos mortos na escola elementar Sandy Hook", acrescentou.

Massacre na escola primária Sandy Hook
Massacre na escola primária Sandy Hook

"Obrigado por entender nossa mensagem de agradecimento e nossa necessidade de recusar agora os obséquios", insistiu.

A cidade recebeu apoio de todo o mundo depois que o jovem Adam Lanza, de 20 anos, abriu fogo nessa escola primária e matou 20 crianças e seis funcionários da escola antes de suicidar-se.

Enquanto isso, os investigadores seguem trabalhando para elucidar os motivos que levaram o jovem, que também assassinou sua mãe antes do ataque à escola, a perpetrar o massacre.

O chefe do Escritório Legista de Connecticut, a cargo da investigação médica, enviou várias amostras de DNA de Lanza para geneticistas da universidade do estado para que analisem sua composição, segundo informou hoje o canal "ABC".

O estudo, que segundo os analistas pode ser o primeiro deste tipo, buscará encontrar alguma alteração ou mutação no DNA do jovem que possa explicar seu comportamento, embora os cientistas envolvidos no caso não tenham revelado mais detalhes.

O tiroteio de Newtown reabriu o debate sobre a posse de armas nos EUA e o presidente Barack Obama já anunciou que promoverá uma maior regulação das armas de assalto, dos carregadores de grande capacidade e um maior controle dos antecedentes daqueles que possam ter acesso a armas e munição.

Após a tragédia, a opinião pública americana se polarizou e, no estado de Utah, cerca de 200 professores já começaram os treinamentos para poder empunhar uma arma em uma situação como a que ocorreu em Newtown.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos