Coalizão de Berlusconi vence no Senado, apontam pesquisas de voto

Em Roma

A coalizão de centro-direita liderada pelo ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi está se confirmando como primeira força no Senado, segundo as primeiras projeções de voto divulgadas.

Os dados divulgados pelo canal de televisão "SkyTG24" dão 31,7% à coalizão formada pela separatista Liga Norte e o Povo da Liberdade (PDL), de Berlusconi, enquanto a coalizão de centro-esquerda, liderada por Pier Luigi Bersani está com 29%.

Logo atrás está o Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo, com 25,1%, enquanto a lista do ex-primeiro-ministro tecnocrata Mario Monti, soma 9,6%.

Se for levado em conta apenas os resultados de cada partido, o Movimento 5 Estrelas de Grilo seria o mais votado, com 25,1% dos sufrágios, seguido muito de perto pelo Partido Democrático, de Bersani, com 25%.

O PDL de Berlusconi seria, segundo as projeções, o terceiro partido com mais votos, com 22,7%, enquanto a lista de Monti obteria 9,6% e a Liga Norte 3,9 %.

Na Câmara dos Deputados, a coalizão formada pelo Partido Democrata (PD) e a Esquerda, Ecologia e Liberdade (SEL) teve 34,5% dos votos, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Tecné para o canal "Skytg24".

A coalizão de Berlusconi, formada pelo partido Povo da Liberdade, a Liga Norte e outras formações de direita, obteve 29% dos votos, e o Movimento 5 Estrelas de Grilo teria 19%, enquanto Monti e sua coalizão centrista composta pelo Futuro e Liberdade (FLI) e a União de Democratas-Cristãos e de Centro (UDC) alcançaria 9,5%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos