Malásia lança ofensiva militar contra rebeldes filipinos em Sabah

Manila, 5 mar (EFE).- As autoridades da Malásia lançaram nesta terça-feira uma ofensiva militar contra os rebeldes filipinos, seguidores do sultão de Jolo, que desembarcaram há um mês na província de Sabah, informou a imprensa local.

O primeiro-ministro malaio, Najib Razak, anunciou o ataque com aviação e artilharia após as mortes de 19 militantes filipinos e oito policiais nos choques de sexta-feira e sábado nesta província malaia situada ao nordeste da ilha de Bornéu e colada ao sul das Filipinas.

Moradores da região e jornalistas ouviram os bombardeios em torno da aldeia de Tanduo, na cidade de Lahad Datuh, onde pelo menos 180 rebeldes filipinos, 30 deles armados, desembarcaram em 11 de fevereiro.

"O Governo teve de tomar uma ação para garantir a dignidade e a soberania do país, tal qual reivindica o povo", assegurou Najib.

Os aviões filipinos bombardearam o enclave ocupado pelos rebeldes filipinos antes do avanço das tropas com os seguidores do sultão de Jolo, Jamalul Kiram III.

"Aconteceu uma troca de fogo. Por enquanto, estamos assegurando a zona. Não podemos confirmar o número de mortos ou feridos do lado dos intrusos, mas posso afirmar satisfeito que não há baixas do nosso lado", assinou Ismail Omar, inspetor-geral da Polícia malaia.

O presidente filipino, Benigno Aquino, pediu reiteradamente a rendição imediata e incondicional dos rebeldes, que reiteraram que não se dispersarão sem antes negociar com as autoridades malaias os direitos do sultão de Jolo sobre Sabah.

Jamalul Kiram III enviou seus seguidores a Sabah após entender que suas reivindicações sobre essa província ficaram de fora do acordo de paz alcançado entre o Governo filipino e a Frente Moro de Libertação Islâmica (FMLI), a principal organização separatista das Filipinas, em outubro passado.

O sultanato de Jolo, estabelecido no século XV, cedeu Sabah à Companhia Britânica de Bornéu do Norte em 1878 e o território foi incorporado pela Malásia em 1963.

Desde então, o Governo malaio paga uma soma simbólica aos descendentes do sultanato de Jolo, que chegou a abranger partes do sul das Filipinas e do nordeste de Bornéu e foi anexado em 1917 pelas Filipinas, então sob o domínio dos Estados Unidos.

Embora o sultão mantenha o título, Jolo é atualmente uma província filipina dentro da Região Autônoma do Mindanao Muçulmano. EFE

jc/pa

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos