Venezuelanos se concentram para assistir à transferência do caixão de Chávez

Caracas, 15 mar (EFE).- Milhares de venezuelanos se concentraram desde cedo ao redor da Academia Militar, de onde nesta sexta-feira será levado o caixão do falecido presidente Hugo Chávez ao Quartel da Montanha ou Museu da Revolução.

O caixão será levado em uma comitiva do Forte Tiuna, o principal destacamento militar de Caracas e onde fica a Academia Militar, em um percurso de mais de 18 quilômetros que deveria começar por volta das 10h30 hora local (12h de Brasília).

Desde o último dia 6 o caixão do governante ficou exposto na Academia Militar de Caracas para que centenas de milhares de pessoas lhe dessem o último adeus, o que aconteceu até cerca das 2h30 de hoje (4h de Brasília), quando o acesso ao público foi definitivamente fechado.

No Paseo de Los Próceres, próximo à Academia, foram dispostas arquibancadas que desde cedo estão se enchendo.

A comitiva com o caixão passará pelo meio dessa avenida diante das arquibancadas, como ocorre habitualmente com os desfiles militares em Caracas.

Mais tarde, percorrerá a estrada até entrar no popular bairro de 23 de Janeiro, por onde entrará até o Quartel da Montanha, onde Chávez montou seu posto de comando durante o fracassado golpe de Estado de 1992 contra o então presidente Carlos Andrés Pérez e onde seus restos repousarão temporariamente a partir de agora.

Como na sexta-feira passada, hoje é feriado em Caracas e os dois Estados vizinhos à capital, o que inclui a suspensão de classes e também o fechamento de bancos.

Várias ruas da cidade, como a que leva ao aeroporto internacional de Maiquetía, estão fechadas desde as 6h locais (7h30) pelo cortejo fúnebre.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos