Agência Europeia de Segurança Aérea recomenda evitar Crimeia

Nova Déli (Índia)

Berlim, 3 abr (EFE).- A Agência Europeia de Segurança Aérea (Aesa) recomendou nesta quinta-feira às companhias aéreas evitar o espaço aéreo da Crimeia, "sob responsabilidade da Ucrânia", diante da intenção manifestada pelas autoridades russas de intervir nele.

"A Agência adverte aos operadores sobre a possível existência de graves riscos para a segurança dos voos civis internacionais" se a Rússia e a Ucrânia tentarem prestar serviços de tráfego aéreo no mesmo espaço aéreo, ressalta a Aesa em um alerta postado em sua página da internet.

A Aesa, com sede em Colônia (Alemanha), junto à Organização Internacional de Aviação Civil e Eurocontrol, aconselha circunavegar com rotas alternativas o espaço aéreo de Simferopol, a capital da Crimeia, diante da "perigosa situação" que pode acontecer a partir de hoje.

A Agência se baseia na recente publicação por parte da Federação Russa de uma série de informações aéreas oficiais ("notices to airmen" ou Notams) que modificam o espaço aéreo de Simferopol e que afirmam sua intenção de fornecer serviços de tráfego aéreo.

Trataria-se de um novo passo das autoridades de Moscou rumo à plena integração da Crimeia na Rússia, depois que a maioria dos habitantes da península decidiu em referendo em 16 de março se integrar na Federação Russa e abandonar a Ucrânia.

A recomendação da Aesa foi remetida às autoridades nacionais de segurança aérea, que deverão se assegurar de que todas as companhias aéreas recebem a informação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos