Coalizão governante na Malásia ganha eleições com maioria simples

Bangcoc, 5 mai (EFE).- A Frente Nacional, coalizão de partidos no poder na Malásia há 56 anos, venceu com maioria simples as eleições legislativas realizadas neste domingo e governará os próximos cinco anos, embora a oposição tenha anunciado que recorrerá do resultado.

A coalizão do primeiro-ministro Najib Razak obteve 133 dos 222 cadeiras do Parlamento nacional e ficou a 15 deputados da maioria absoluta.

A plataforma opositora Aliança Popular (Pakatan Rakyat) tem por enquanto 86 parlamentares, sem a apuração ter se encerrado. Este foi o melhor resultado da história do partido.

Najib elogiou a votação e disse que a Malásia demonstrou ser uma democracia madura e que a oposição deveria aceitar o resultado eleitoral.

O governante disse que sua unidade perdeu apoio em função do voto da comunidade chinesa, mas acrescentou que escutou os clamores populares e que fará um governo de reconciliação nacional.

Já Anwar Ibrahim, o principal político da Aliança Popular, disse que seu grupo não conquistou mais cadeiras em função de "irregularidades" cometidas na votação. O político pediu que a Comissão Eleitoral investigue suas denúncias.

Nas eleições de 2008, a Frente Nacional venceu com 140 cadeiras e a Aliança Popular acabou com 82, o que tinha sido até hoje o pior resultado da coalizão.

O grupo governante é formado atualmente por treze formações, entre as quais a Organização Nacional para a Unidade Malaia (UNMO) é a principal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos