EUA negam que manobras militares no Golfo Pérsico tenham como alvo o Irã

Manama, 12 mai (EFE).- O comandante da V Frota da Armada americana, com base no Barhein, vice-almirante John W. Miller, negou neste domingo que as manobras militares nas quais participam 41 países em águas do Golfo Pérsico tenham como alvo o Irã.

"Este é um dos maiores exercícios defensivos e não está centrado em um país ou entidade", afirmou Miller na sede da V Frota em Manama em entrevista coletiva sobre as manobras lideradas pelos EUA, que começaram há uma semana.

O vice-almirante afirmou que sua missão é "manter a segurança marítima" no Golfo Pérsico, que é palco de tensões entre EUA e o Irã devido às ameaças de Teerã de fechar o Estreito de Ormuz, pelo qual transitam um terço dos embarques mundiais de hidrocarbonetos.

"Temos uma ideia clara de sua capacidade marítima (em referência ao Irã). São uma força capaz e nós respeitamos isso", disse Miller.

Na entrevista coletiva também discursou o comandante das forças marítimas do Reino Unido UKMCC, Simon Ancona, que reafirmou que as manobras não têm relação com o Irã e suas ameaças de bloquear o Estreito de Ormuz.

Sobre esta possibilidade, Ancona expressou sua rejeição devido à importância para o trânsito mundial do petróleo e disse que qualquer bloqueio afetaria à economia mundial.

Em 7 de maio, um dia depois do início destes exercícios, o Irã advertiu contra qualquer "provocação" no Golfo Pérsico.

Um total de 41 países participam das manobras, que sob o nome de "Exercício Internacional de Contramedidas sobre Minas", reuniram submarinos e navios de guerra.

As tropas dos diferentes países se exercitam para melhorar a segurança do transporte marítimo de mercadorias na zona, a neutralização de minas marinhas e na proteção de infraestruturas marítimas.

Em janeiro, o Irã efetuou suas próprias manobras em águas do Golfo Pérsico, realizadas pela Força Naval dos Guardiães da Revolução, corpo militar especial de defesa do regime islâmico iraniano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos