Ataque suicida contra comboio da Otan em Cabul deixa 6 mortos e 30 feridos
Pelo menos seis pessoas, entre elas duas crianças, morreram e 30 ficaram feridas após um atentado suicida perpetrado nesta quinta-feira contra um comboio militar da Otan no leste de Cabul, informou à agência Efe uma fonte oficial.
O chefe da polícia provincial, Mohammad Ayub Salangi, explicou que o ataque foi perpetrado por um terrorista suicida que conduzia um carro-bomba, o qual se chocou contra o comboio militar que circulava pelo bairro de Sha Shaeed.
De acordo com Salangi, a explosão, de grande potência, causou destroços em pelo menos uma dezena de casas.
Um porta-voz da missão da Otan desdobrada no Afeganistão (Isaf), o capitão Dan Einert, confirmou à Efe o registro de uma forte explosão na região, embora tenha evitado a oferecer mais detalhes sobre o número de mortos ou feridos. "Há uma investigação em andamento", declarou Einert.
Posteriormente, o ataque foi reivindicado pelo grupo fundamentalista Hizb e Islami, liderado por Gulabuddin Ekmatyar e cujo porta-voz, Zubai Seddiqi, afirmou à Efe que o ataque tinha sido cometido por "um de seus combatentes".
Seddiqi também ressaltou que "morreram mais de dez estrangeiros" no atentado.
O ataque se produz em pleno processo de retirada progressiva das tropas internacionais do país asiático. De acordo com o calendário previsto, as tropas do Exército local deverão assumir por completo a segurança no Afeganistão a partir do próximo ano.
No entanto, o processo de retirada não freou os ataques insurgentes, seja contra as tropas da Otan ou contra as forças militares e as autoridades locais, o que desperta inquietação sobre o futuro do país em meios diplomáticos.
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Condenado por homicídio no Afeganistão é executado diante de estádio lotado
- Governo talibã reduz salários de funcionárias públicas no Afeganistão
- Quatro mortos, incluindo três turistas espanhóis, em um tiroteio no Afeganistão
- Nove crianças morrem no Afeganistão após explosão de mina da invasão soviética