Obama chega à África do Sul em meio a preocupação com saúde de Mandela

Em Johanesburgo

  • Katlholo Maifadi/Efe/Epa

    O presidente dos EUA, Barack Obama, e a primeira-dama, Michelle Obama, são recebidos na África do Sul, nesta sexta-feira, pela ministra de Relações Internacionais do país, Maite Knoana-Mashabane (dir)

    O presidente dos EUA, Barack Obama, e a primeira-dama, Michelle Obama, são recebidos na África do Sul, nesta sexta-feira, pela ministra de Relações Internacionais do país, Maite Knoana-Mashabane (dir)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta sexta-feira (28) por volta das 20h locais à África do Sul vindo do Senegal, e começará amanhã em Pretória sua visita oficial de dois dias ao país.

A viagem do primeiro presidente negro dos Estados Unidos coincide com o grave estado de saúde do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, que aos 94 anos passou hoje seu sexto dia internado por problemas respiratórios.

O avião de Obama aterrissou na base militar de Waterkloof, perto de Pretória, onde o presidente foi recebido pela ministra de Relações Exteriores da África do Sul, Maite Nkoane Mashabane.

"Obama não é bem-vindo", diz manifestante na África do Sul

Após receber a saudação da guarda de honra sul-africana e ter uma breve conversa com a ministra, Obama subiu com sua esposa, Michelle, e as duas filhas do casal, Malia e Sasha, ao helicóptero presidencial para ir ao hotel.

Segundo o governo sul-africano, não está previsto a princípio que Obama visite Mandela durante sua estadia no país devido ao delicado estado de saúde deste último.

O herói africano

  • Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra a violência racial na África do Sul, Nelson Mandela - ou Madiba, como é chamado na sua terra natal - passou 27 anos preso e se tornou o primeiro presidente negro daquele país.

    Clique na imagem para saber mais

Os atos oficiais de Obama na África do Sul começarão amanhã com uma reunião com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, em Pretória e uma entrevista coletiva conjunta.

À tarde, o chefe da Casa Branca se irá até o campus da Universidade de Johanesburgo no antigo gueto negro de Soweto para participar de um ato com estudantes.

Em comunicado divulgado hoje, o presidente dos Estados Unidos anunciou que aceita o doutorado "honoris causa" que lhe foi concedido pela universidade.

Obama viajará no domingo à Cidade do Cabo, no sudoeste da África do Sul, onde visitará a célebre Ilha de Robben, na qual Mandela esteve preso por 18 anos. O presidente dos Estados Unidos visitará depois um centro comunitário junto com o arcebispo Desmond Tutu, companheiro de Mandela na luta contra o regime de segregação racial do "apartheid" e, como o ex-presidente sul-africano, prêmio Nobel da Paz.

Em seu último ato oficial antes de viajar à Tanzânia --última escala de sua viagem pela África--, Obama pronunciará um discurso na Universidade da Cidade do Cabo.

Centenas de pessoas convocadas, entre outros, pelo Partido Comunista da África do Sul (SACP) protestaram hoje em Pretória contra a visita de Obama, a quem acusam de praticar uma política externa "arrogante", que qualificam como "neoliberal", "colonial" e "racista".

As manifestações contra Obama se repetirão amanhã em Soweto, desta vez lideradas por várias agremiações de estudantes.

Barack Obama
Barack Obama

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos