R.Unido opta por não comentar detenção de David Miranda

Londres, 19 ago (EFE).- O governo britânico disse nesta segunda-feira que é a polícia que decide quando é "necessário e proporcional" aplicar a legislação antiterrorista em relação à polêmica suscitada pela detenção do brasileiro David Miranda no aeroporto de Heathrow.

David, namorado do jornalista Glenn Greenwald do jornal "The Guardian" que divulgou as revelações do ex-agente da inteligência americana Edward Snowden, ficou retido ontem durante nove horas pelas forças de segurança britânicas quando fazia escala em Londres, saindo de Berlim, a caminho do Rio de Janeiro.

A detenção, em virtude da lei antiterrorista britânica, gerou polêmica e levou um comitê parlamentar de Interior a exigir explicações da polícia assim como um protesto do governo brasileiro, que considera a detenção "injustificável" por envolver a um indivíduo contra o que não pesava nenhuma acusação.

"O governo adota todos os passos necessários para proteger o público de indivíduos que representam uma ameaça contra a segurança nacional", disse hoje um porta-voz de Downing Street, residência e escritório do primeiro-ministro, David Cameron.

O executivo explicou que a seção específica da lei aplicada a Miranda "forma uma parte essencial dos procedimentos de segurança fronteiriça do Reino Unido" e que "é a polícia a que decide quando é necessário e proporcional usar esses poderes".

Em virtude da lei de terrorismo é permitido deter e interrogar indivíduos em aeroportos, portos e zonas fronteiriças.

O namorado de Greenwald foi liberado após nove horas de retenção, o tempo máximo que a lei permite deter uma pessoa sem apresentar acusações.

David, de 28 anos, teve os aparelhos eletrônicos que portava confiscados, incluindo telefone celular, laptop, máquina fotográfica, cartões de memória, DVDs e um videogame, segundo o "Guardian".

Desde 5 de junho, o jornalista Glenn Greenwald escreveu uma série de artigos nesse jornal em que descreve os programas de vigilância que a Agência Nacional de Segurança Americana (NSA) mantém na internet, a partir da informação revelada por Snowden.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos