Kerry e ministro das Relações Exteriores do Irã se encontram em NY


Nações Unidas, 26 set (EFE).- O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o chanceler iraniano, Javad Zarif, tiveram nesta quinta-feira um breve encontro, o primeiro de tão alto nível entre os países desde 1979.

O encontro aconteceu paralelamente à reunião ministerial do grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha) com o Irã para discutir as preocupações internacionais com o programa nuclear iraniano.

"Tivemos um momento para explorar um pouco mais a possibilidade de como proceder com base no que delineou o presidente Obama em seu discurso na Assembleia Geral" na terça-feira, disse Kerry após os encontros.

"Chegamos a um acordo de tentar continuar um processo para concretizar e encontrar uma maneira de responder aos questionamentos que o povo tem sobre o programa nuclear iraniano", acrescentou.

Kerry ressaltou que, apesar de os Estados Unidos darem as boas-vindas à reunião e à "mudança de tom" nos diálogos, isto em si "não responde ainda a essas perguntas, e ainda há muito que fazer".

"Claro vamos nos dedicar a esse trabalho e temos muita esperança de que possamos conseguir resultados concretos que responderão às questões pendentes", ressaltou o chefe da diplomacia americana.

"Acho que todos nós ficamos satisfeitos de encontrar o chanceler (do Irã) e ele ter colocado algumas possibilidades sobre a mesa. Agora depende de as pessoas realizarem um duro trabalho" pela frente, acrescentou Kerry, quem não respondeu a perguntas dos jornalistas.

Já Zarif disse que durante o encontro com Kerry ambos ressaltaram "a necessidade de continuar as discussões, dar o impulso político necessário, com a esperança de chegar a uma conclusão em um prazo razoável".

O breve encontro de hoje na sede das Nações Unidas foi o do mais alto nível entre dirigentes dos países desde 1979, quando a revolução islâmica iraniana acabou causando o rompimento das relações diplomáticas bilaterais entre eles.EFE

mp-rcf/cd

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos