Manifestante morre nos enfrentamentos em Kiev, diz emissora de TV local

Um manifestante morreu nesta quarta-feira (22) nos enfrentamentos com a polícia em Kiev, a capital da Ucrânia, informou a emissora de televisão local "EspresoTV".

O morto, cuja identidade é desconhecida, apresenta ferimentos de bala, disseram à esse meio fontes dos organizadores do protesto permanente na Praça da Independência de Kiev, conhecida como "Euromaidan".

O Ministério do Interior da Ucrânia confirmou que havia um corpo em um posto de assistência médica, na rua Grushevski, cenário desde o último domingo de violentos confrontos entre manifestantes e policiais.

"Efetivamente, há um cadáver. Se encontra em um posto médico. Por enquanto não sabemos a extensão dos ferimentos", disse um porta-voz do Ministério à agência "Interfax-Ukraini".

O funcionário acrescentou que os investigadores da polícia tentam estabelecer como ocorreu o incidente.

Segundo o jornal "Segodnia", outro manifestante morreu ontem no hospital por causa das graves lesões que sofreu ao cair de um altura de 13 metros, quando despencou de uma coluna na entrada do estádio Lobanovski, ao lado da rua Grushevski.

Nesta madrugada, centenas de manifestantes e agentes antidistúrbios retomaram os enfrentamentos que vêm acontecendo de forma intermitente em Kiev desde o último domingo, próximos da sede do governo e que já deixaram mais de 200 feridos.

Protegidos pelos destroços dos ônibus incendiados no primeiro dia dos distúrbios, os manifestantes lançaram pedras e coquetéis molotov contra as forças policiais, situadas a poucos metros, segundo imagens de televisão transmitidas ao vivo do local dos enfrentamentos.

Pequenos grupos de agentes antidistúrbios avançaram várias vezes, utilizando a proteção de seus escudos, em direção às barricadas onde se encontram os manifestantes, lançaram gás lacrimogêneo e, depois, voltaram ao cordão policial.

Os policiais se limitam a manter suas posições e não investiram contra os manifestantes que, com paus e barras de ferro, batem de forma rítmica e quase ininterrupta nas carrocerias dos veículos incendiados e em outros objetos metálicos, criando um barulho ensurdecedor.

Confrontos entre polícia e manifestantes continuam na Ucrânia

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos